Cacalos Garrastazu

O que está acontecendo na Amazônia?

Este podcast nasceu dessa inquietação, uma pergunta que muitos brasileiros não sabem responder: o que está acontecendo na Amazônia brasileira?

Notícias sobre a Amazônia fazem parte do cotidiano: desmatamento, incêndios, conflitos por terra, garimpo ilegal, invasões de áreas protegidas e terras indígenas, roubo de madeira, tudo está no noticiário. São histórias que nos contam os fatos e nos fazem entender que o que acontece na região amazônica afeta a vida na terra como um todo.

Mas há uma diferença entre ouvir e saber, entre saber e conhecer, entre conhecer e sentir. O noticiário que nos conta os fatos, em geral, não é capaz de nos fazer sentir a angústia de quem nasceu e viveu toda sua vida na floresta e luta para mantê-la em pé.

A série Amazônia Invisível, uma história real é uma viagem emocional em busca dessa Amazônia de quase 30 milhões de brasileiros que habitam a floresta. Não viajamos sozinhos: Beka Munduruku, uma jovem ativista indígena de 19 anos, nos guia pelo seu mundo, nos conta sobre o seu povo, nos alerta sobre os perigos do presente e do futuro da Floresta Amazônica.

Cacalos Garrastazu/Eder Content | Beka Saw Munduruku é neta do cacique da aldeia Sawré Muybu, no Médio Tapajós; em 2014, fundou o coletivo audiovisual Daje Kapap Eypi.

A Amazônia que nós vimos

Quando definimos nossa rota de viagem pela Amazônia, ficou claro que seria impossível visitar as 10 cidades com os maiores índices de desmatamento e focos de incêndio em 2020. Mas esse ranking nos revelou que a maioria delas estava concentrada em um único Estado: o Pará, que também é líder absoluto de desmatamento e queimadas na Amazônia nos últimos 15 anos.

Foi assim que escolhemos iniciar nossa imersão na floresta por Altamira, maior município do Brasil em extensão territorial e também o campeão das queimadas em 2020. A partir de Altamira, percorremos cerca de 2.500 quilômetros por estradas de terra, de asfalto novo e antigo, cruzando pontes de madeira em condições precárias e áreas devastadas pelo fogo ou desmatadas pelo pasto ou pela soja.

Visitamos a Cidade Pepita e sua Rua do Ouro, onde caminhões-baú estacionados vendem cofres, cruzamos o imenso rio Tapajós e vimos a presença do garimpo por toda parte, evidente nos trechos em que a água esverdeada do rio tornava-se leitosa e barrenta. Conhecemos um grande assentamento para pequenos agricultores que está repleto de grandes fazendas e gado. Vimos o céu se encher de fumaça das queimadas e conhecemos bombeiros que viajam quilômetros com equipamentos escassos para apagar incêndios na floresta.

Nossos caminhos pela Amazônia

Registramos o avanço da soja nos grandes silos de armazenamento de grãos no porto de Miritituba, no trecho recém-asfaltado da BR-163 que liga Novo Progresso – epicentro do Dia do Fogo (2019) – ao porto, na intensa circulação de caminhões e nas áreas desmatadas à beira da rodovia. Conhecemos grandes fazendeiros, garimpeiros, prefeitos, promotores, ambientalistas, defensores de direitos humanos, lideranças indígenas, pequenos agricultores, bombeiros e jovens ativistas indígenas.

Essa é a Amazônia invisível que pulsa abaixo das copas das árvores nas imagens aéreas da floresta. Uma Amazônia feita de pessoas. Nesta série, todas elas têm voz.

Talvez você sinta falta de porta-vozes do governo federal que falem em nome do Ministério do Meio Ambiente ou da Agricultura, da Funai, do Ibama, do ICMBio e do Conselho Nacional da Amazônia Legal, ou de grandes empresas citadas nos episódios. Todos foram procurados pela nossa equipe, mas escolheram não se manifestar.

Embarque na nossa viagem e saiba como a série Amazônia Invisível foi produzida

Eder Content

Conheça a equipe que produziu a série
Amazônia Invisível

A série “Amazônia Invisível, uma história real” é uma produção da @edercontent, uma agência independente de conteúdos multimídia para uma nova geração de consumidores de informação. Diversos profissionais tornaram possível contar essa história. Veja quem é quem:

Adriana Lago

Andreia Lago

Cacalos Garrastazu

Flavio Ilha

Camila Cavalcante

Ítalo Rômany

Jayanne Rodrigues

João Victor Albuquerque

Júlia Pestana

Karine Pedrosa

Larissa Burchard

Leonardo Catto

Luiza Pollo

Sobre a Storytel

“Amazônia Invisível” é um conteúdo original da Storytel, um dos maiores serviços de streaming de audiobooks e e-books com assinatura do mundo, que oferece mais de 500 mil títulos para ouvir e ler, em escala global. Fundada em 2005, é atualmente o principal serviço de streaming de histórias para ouvir e ler do Norte da Europa.

​​​​Com sede em Estocolmo, na Suécia, e operação em mais de 20 mercados mundo afora, a Storytel visa tornar o mundo um lugar mais empático e criativo, com ótimas histórias para serem compartilhadas e apreciadas por qualquer pessoa, em qualquer lugar e a qualquer hora.

Amazônia Invisível é um conteúdo original da Storytel Brasil.
André Palme – Country Manager
Mariana Rolier – Gerente editorial de aquisição e produção
Antonio Hermida – Gerente de conteúdo
Karina Pino – Gerente de comunicação e marketing

Sobre o Estadão Conteúdo

O Estadão Conteúdo é a maior agência de notícias do País. São centenas de notícias e fotos produzidas diariamente pela equipe jornalística do Estadão, Agência Estado, correspondentes internacionais, parceiros em todo o Brasil e agências internacionais com um único objetivo: cobrir os fatos e os acontecimentos de forma detalhada e verdadeira. Repórteres, colunistas e jornalistas especializados em assuntos diversos trazem a informação de forma rápida, precisa e com a confiança e credibilidade do jornal O Estado de S. Paulo, um dos maiores veículos de comunicação do Brasil.

A distribuição da série Amazônia Invisível é do Estadão Conteúdo.
Eliane Perassa – Gerente de Produto e Conteúdo
Sirlo Santos – Gerente de Projetos Especiais
Júlio Bianco – Diretor de Negócios
Luis Fernando Bovo – Diretor de Conteúdo e Operações do Blue Studio